quarta-feira, 27 de abril de 2011

Relatório da Visita de Estudo ao Museu da Electricidade

No dia 31 de Março, juntamente com mais uma turma fomos visitar o Museu da Electricidida, pela disciplina de Ciências Físico-Quimicas.
Quando chegamos ao museu, entramos e vimos a zona onde os barcos descarregavam o carvão. Esse mesmo carvão podia vir da Alemanha, de Inglaterra, entre outros países. Lá dentro havia algumas máquinas antigas e algumas delas ainda funcionavam, mas era só como forma de decoração.
Numa das salas de experiências, uma funcionária do museu explicou-nos como surgiu a electricidade, quem a inventou e em que ano surgiu. E nessa mesma sala existiam experiências, sobre energias renováveis: a água, o ar e o vapor de água que se transformava em electricidade.
Ao prosseguirmos a nossa visita encontramos cinco fornos que transformavam o carvão em electricidade. O carvão entrava por uma chaminé e depois caía numa máquina, que ficava num tapete rolante onde se ia ardendo lentamente. Também observamos a água quente que vinha dos fornos a ser arrefecida e mandada de novo. Mais à frente existia um boneco que falava e o mesmo representava os homens que controlavam o carvão, quando era preciso mais ou quando já tinha o suficiente.
Havia cerca de 600 trabalhadores todos tinham a sua função. Quando saimos do forno fomos para o piso abaixo onde os trabalhadores tiravam as cinzas do carvão. Aquele trabalho era bastante duro, os trabalhos suportavam altas temperaturas, aquela zona é chamada cinzeiros. No final da visita realizamos alguns jogos sobre energia. Por exemplo como fazer ligações, fechar circuitos eléctricos, entre outros. Este foi um dos jogos que eu considerei mais interessante, pois podia aplicar os meus conhecimentos das aulas de Ciências Físico-Quimicas.
Resumindo, foi uma visita bastante enriquecedora e muito interessante.


Filipa Ferreira, nº1, 9ºC